Nº. 667 – Evangélicos no proscênio (2) – 04 mai 2003, p. 4

//Nº. 667 – Evangélicos no proscênio (2) – 04 mai 2003, p. 4

Nº. 667 – Evangélicos no proscênio (2) – 04 mai 2003, p. 4

 

Música – Nº. 667

Evangélicos no proscênio (II)

Rolando de Nassáu

Fábio Soren Presgrave (batista) – estudou violoncelo na UNI-RIO (classes de Fernando Bru e Alceu Reis), com H. Shapiro, E. Becker, T. Appel e J. Krosnick, e na “Juilliard School of Music” (classe de A. Alton), em New York, NY (EUA). Conquistou primeiros prêmios no Concurso Nacional de Música, em Juiz de Fora (MG), o “Eleanor Slatkin Award” e a “Stonek Scholarship”. Já se apresentou com as orquestras sinfônicas Brasileira e a do Estado de São Paulo; nos EUA, com a “Harrisburg Symphony”, a “Manhattan Virtuose”, a “Juilliard Orchestra” e o “Ensemble America”, em importantes salas-de-concerto (“Carnegie Hall”, “Merkin Hall” e “Alice Tully Hall”). Participou das turnês internacionais do “Rio Cello Ensemble” e dos festivais de Lake Placid (EUA) e Campos (RJ).

Atualmente, leciona em New York, NY (EUA) e trabalha como assistente de Ardyth Alton na “Juilliard School” (ver: “Nassau”, p.143).

Inês Rufino (presbiteriana) – estudou piano (classe de Esther Naiberger) na Escola de Música da UFRJ. Conquistou vários prêmios em concursos nacionais de piano. Atuou como solista das orquestras sinfônicas da UFRJ e da UFF, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara da Rádio “MEC” e Orquestra da “Pró-Música”, de Juiz de Fora (MG). Foi pianista-ensaiadora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (1988-1998) e professora-assistente de piano na Escola de Música da UFRJ. É acompanhista do Coro da Sociedade de Cultura Musical e da Igreja Presbiteriana de Botafogo (Rio de Janeiro, RJ).

Israel Menezes (Igreja Evangélica Brasileira, no Rio de Janeiro, RJ) – graduou-se em composição e regência na Escola de Música da UFRJ (1974-1980), onde obteve o mestrado (1989), tendo como professores Carlos Eduardo Prates, Cleofe Pérson de Mattos, Lutero Rodrigues e Roberto Duarte. Aperfeiçoou-se na Inglaterra com N. Long e A. Charity. Lecionou em diversos conservatórios. É professor de musicalização, práticas instrumentais, linguagem musical e acompanhamento na E. M. da UFRJ, e de regência no Curso do STBSB. Em 1986, fundou a “Orquestra Rio Camerata”; em 1998, a Academia de Música Antiga. Tem regido orquestras no Brasil e no exterior (Cairo, Egito; Munique, Alemanha; Surrey, Inglaterra; Yerevan, Armênia; Paris, França). É membro titular da Academia Nacional de Música.

Júlio Amstalden (metodista) – estudou órgão (classe de Elisa Freixo) na Escola de Música “Ernst Mahle”, em Piracicaba (SP) e fez mestrado (classe de Dorotéa Kerr) na UNESP, tendo aulas de interpretação com G. Bovet, L. Tagliavini, R. Anderson, E. Lebrun e A. Isoir. Atualmente, é organista e regente coral da UNIMEP e professor da Faculdade “Alcântara Machado”.

Naomi Munakata – filha do Rev.Motoi Munakata, pastor da Igreja Cristã Unida do Japão, durante muitos anos participou da Orquestra Jovem Municipal, sob a regência de Samuel Kerr. Formou-se em composição e regência noInstituto Musical de São Paulo (classe de Roberto Schnorrenberg). Em 1986, recebeu do governo japonês bolsa-de-estudos na universidade de Tóquio. Estudou regência no Brasil com Eleazar de Carvalho, Hugh Ross, John Neschling e Hans Koellreuter, e no exterior, com J. Poole, C. Rottvell e E. Ericson. Foi regente-assistente do Coral Paulistano e lecionou na Faculdade “Santa Marcelina”. Atualmente, leciona na Faculdade “Alcântara Machado” e na Escola Municipal de Música, além de reger o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Nélson Silva (presbiteriano independente) – bacharel em órgão (classes de Elisa Freixo e Dorotéa Kerr) pela Faculdade “Santa Marcelina”. Desde 1989, é organista da Catedral Evangélica de São Paulo. Em 1998, mestre em órgão (classe de E. Roan) no “Westminster Choir College”, em Princeton, New Jersey (EUA). Foi organista de uma igreja presbiteriana na Pensilvânia (EUA) e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Priscila Bomfim (batista) – graduou-se em piano pela E.M.da UFRJ. Solista e camerista. Atualmente, é pianista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Regina Lacerda (batista) – bacharel e mestre em órgão pela E.M. da UFRJ, tendo curso de alta interpretação barroca com Gertrud Mersiovsky. Tem atuado em festivais e trabalhado nas escolas de música da UFRJ e da UNI-RIO. É organista da Associação Religiosa Israelita e da PIB-RJ (ver: “Nassau”, p.105).

Suray Soren Doyle (batista) – estudou violino na E.M. da UFRJ e com Paulo Bosísio. Foi pioneira no Rio de Janeiro do “método Suzuki”. Em 1985, representou o Brasil na Orquestra Mundial, regida por Carlo Maria Giulini. É violinista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (ver: “Nassau”, p.163).

Que possam, com sua arte e seu testemunho de fé cristã, transmitir a melodia suave, “doçura para a alma e saúde para o corpo” ! (Provérbios 16:24).

(Publicado em “O Jornal Batista”, 04 mai 2003, p. 4).

 

2018-02-21T14:30:18+00:00 By |Personalidades|