Nº. 718 – 5º. Encontro de Quartetos Masculinos – 04 nov 2007, p. 4

//Nº. 718 – 5º. Encontro de Quartetos Masculinos – 04 nov 2007, p. 4

Nº. 718 – 5º. Encontro de Quartetos Masculinos – 04 nov 2007, p. 4

 

Música – Nº. 718

5º. Encontro de Quartetos Masculinos

Rolando de Nassáu

(Dedicado ao leitor Ismael Alves Pires, de Paranaguá, PR)

Realizou-se em Brasília, num sábado à noite, em 26 de maio, mais uma edição do Encontro anualmente promovido pelo conjunto vocal “Shalom”.

Comentamos as três edições anteriores (ver: O JORNAL BATISTA, 06 ago 06, 07 ago 05 e 01 ago 04), sempre elogiando a iniciativa, que visa estimular o canto vocal masculino nas igrejas.

Nenhum participante desta edição comprometeu a seriedade deste empreendimento artístico. Houve homogeneidade nas apresentações dos quartetos, quanto à emissão sonora e à postura física dos cantores. Entretanto, alguns ainda se apresentaram recorrendo ao “play-back”, e o programa insistiu na informação errônea de que, na abertura, seria executado um “prelúdio cantado”, e, na conclusão, um “poslúdio cantado”; já esclarecemos que “prelúdio” é forma de música instrumental e “poslúdio” é peça musical para órgão. Novamente apareceram imitações de “Gaither Band”, “The Cathedrals”, “Arautos do Rei” e Roger Bennett.

Em todas as cinco edições do Encontro ao programa foi dado indevidamente o título de “Ordem do Culto”. Sabemos que o culto a Deus – pertence a uma igreja realizá-lo, enquanto o espetáculo musicado ou o concerto musical – tem por objetivo o entretenimento da platéia e a exibição dos dotes artísticos de cantores e instrumentistas (ver: Roberto Torres Hollanda, Culto – Celebração e Devoção. Rio de Janeiro: JUERP, 2007).

A seguir, comentaremos os 22 itens do concerto.

1) Quarteto “Adoração” (Uberaba, MG) – Com ajuda de vozes femininas em “background” e com letra alterada, cantou “Meu tributo”, que no HCC-422 é intitulada “Como agradecer a Jesus?”, escrita em 1971 por Andrae Crouch, cujos direitos autorais foram reservados pela “Lexicon Music”. Na p. 618 do HCC, publicado pela JUERP em 1990, esta canção não consta como sendo de “domínio público”; de acordo com a lei, uma obra publicada entre 1964 e 1977, com a respectiva nota, entrará em domínio público 95 anos depois da data de sua publicação; em seguida, cantou “Digno é o Cordeiro”, de W. Gaither, e “Deus, Tu és santo” (“Lord, You are holy”),uma das melhores letras da ministra pentecostal Karen Wheaton. Regular.

2) Quarteto “Asafe” (São Paulo, SP) – Cantou “Se Ele não for o primeiro”, de Jader Santos; apesar da gesticulação repetitiva, teve um bom desempenho vocal; em seguida, “Em nome de Jesus”, de Phil Melush, e “Não voltarei”, de Steve Rosg Dale. Foi o melhor quarteto participante do 5º. Encontro.

3) Quarteto “Luzes do Alvorecer” (Goiânia, GO) – Com letra alterada, “Santo, santo, santo” (HCC-2), de John Dykes; em seguida, “A Redenção perto está”, de João José, e “Eu não Te deixarei”, de Jader Santos. Apresentação regular.

4) Quarteto “Vox” (Sorocaba, SP) – Com preocupação performática, cantou “Venha descobrir”, no estilo de uma “negro spiritual song”, e as baladas “Quando fala do Céu” e “Vou prostrar-me”, de W. e G. Gaither. Regular.

5) Quarteto “Cânticos Vocal” (Maringá, PR) – O nome do conjunto já apresenta uma disfonia. De Roger Bennett (1959-2007), pianista do “The Cathedrals” e fundador do “Legacy”, cantou “Heróis da fé”; de Paula Stefanovick, misturando estilos musicais, faz citação do hino “Jerusalém” (CC-521), de Frederick Weatherly e Michael Maybrick; aliás, este belo hino do “Cantor Cristão” não foi reproduzido no “Hinário para o Culto Cristão”; de William e Gloria Gaither, “Está consumado”. Apresentação regular.

6) Conjunto “Shalom” (Brasília, DF) – Executou “O amor do Calvário”, de Greg Nelson, um arranjo de “Tempo de ser santo” (CC-176), de William Longstaff e George Stebbins (apesar de vivermos um tempo em que há muita necessidade de santidade, este hino do CC não foi reproduzido pelo HCC), e “Minha mão em Tua mão”, de Mosie Lister, editor, letrista e compositor, desde a década de 50, de “gospel songs”; sempre tendo acompanhamento pelo piano, o “Shalom” com isto valorizou o seu desempenho vocal.

7) Grande Coro – Formado em Brasília pelos participantes do Encontro, abriu o concerto cantando “Santo, santo, santo”, que lembra uma melodia de Franz Schubert, logo suscitando palmas da platéia, o que a partir desse momento maculou o ambiente espiritual; depois, alternando com os quartetos, executou “Súplicas”, de Sarah Kalley, “Em Canaã eu entrarei”, de F. Torres (com acompanhamento de órgão e instrumentos de sopro), e “A santa peleja”, hino nº. 422 do “Hinário Evangélico”, que no HCC-340 é intitulado “Salvador bendito” e no CC-368, “Confiança”, de Sabine Baring-Gould e Arthur Sullivan. Apresentação regular, levando-se em conta o pouco tempo disponível para ensaios.

Os assistentes deveriam ser instruídos a só aplaudir no final do concerto; é assim que se comportam nas salas-de-concerto, com muito mais razão num templo; os participantes, a se comportarem com sobriedade.

Melhorou o nível técnico e artístico dos quartetos e a organização do Encontro. Nas edições anteriores, o Encontro foi um “musical show”; nesta, começou a ser tratado como concerto musical. Esperamos comparecer à próxima edição, em maio de 2008, juntamente com você. Parabéns!

 

(Publicado em “O Jornal Batista”, 04 nov 2007, p. 4).

 

2018-02-21T14:48:40+00:00 By |Recitais e concertos|