No. 783 – Promessas – 07 abr 13

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No. 783 – Promessas – 07 abr 13

MÚSICA – No. 783

Promessas

(Dedicado ao leitor João Batista dos Santos Almeida)

Em 1976 as gravadoras de discos solicitaram um planejamento estratégico de médio prazo (10 anos), a ser elaborado pelas agências de propaganda, utilizando técnicas de “marketing”. Tendo acesso ao documento, ficamos preocupados com os rumos da música evangélica. Deduzimos que a música popular seria incentivada pelas gravadoras profanas, de modo a ser consumida de bom grado pelos  Evangélicos que habitavam as metrópoles brasileiras. Muito do que seria cantado e  ouvido pelos Evangélicos foi então proposto pela indústria fonográfica. Contrariamente ao que escreveu Sandro R. Baggio (Revolução na Música Gospel. São Paulo:  Exodus, 1997; Música Cristã Contemporânea. São Paulo: Vida, 2005), a estratégia  foi elaborada em meados da década de 70, e não no início da década de 90.

Como primícias da estratégia de “marketing”, foram consumidos milhares de discos “evangélicos”, em cuja produção interferiram incrédulos, mais afeitos  à música popular profana, aos quais interessava vender discos, com lucros crescentes.   Simultaneamente , o “Rebanhão” e outros grupos musicais prometeram  levar a música evangélica aos incrédulos. Em 1983 e 1984, o “Rebanhão” lançou, por  meio de editoras evangélicas, dois discos LP, que alcançaram a tiragem de 50 mil cópias. Em 1986, por conta do planejamento estratégico, começou a crescer o interesse  comercial das gravadoras profanas pela música evangélica popular. A “Polygram”  (multinacional) criou um departamento, porque essa música era acessível a pessoas  não necessariamente religiosas. A rádio carioca “Boas Novas” passou a transmitir  esse tipo de música. Alguém afirmou: “O “rock” é a tendência musical”.

Para o incremento das vendas de discos, três fatos contribuíram decisivamente: 1) a determinação da Igreja “Renascer em Cristo” em utilizar amplamente os meios de comunicação em massa (rádio e televisão) para divulgar um novo  tipo de música evangélica, impropriamente chamado de música “gospel”; a Fundação “Renascer” teve o cuidado de patentear o termo “gospel”; 2) a compra da Rede  Record de Televisão pela Igreja Universal do Reino de Deus; 3) o crescimento numé-rico dos Evangélicos (quase 25% da população economicamente ativa), cada vez mais  representados no Congresso Nacional.

Em maio de 1988, numa mesa redonda da qual participaram compositores evangélicos, muito ativos em suas igrejas, o tema que despertou maior atenção  foi a pesquisa-de-mercado para a produção de discos evangélicos, na qual, estranhamente, tinham insignificante participação.

Em 1990 reconhecíamos que, embora disfarçado, “antes do ano 2000, o  “rock” poderá estar dominando a música das igrejas batistas do Brasil”. Por isso  afirmamos que o esforço de renovação da hinodia, com o lançamento do HCC, pode-  ria ser anulado pela avalanche do “rock”. Nessa época, numa comunidade evangélica  da Zona Sul do Rio de Janeiro, tiravam as cadeiras do salão de cultos para dar espaço  aos que cantavam e dançavam ao som do “gospel-rock” (“rock” evangélico).

A Música Cristã Contemporânea (importada) e a Música “Gospel” (imitação da MCC) formavam uma vertente da música popular para entretenimento de  evangélicos: assumiam as feições de uma Música Popular Religiosa Brasileira, MPRB,  desvinculada da Música Evangélica tradicionalmente executada nas igrejas. Na década de 90, a MPRB expandiu-se por meio de “shows”, festivais, programas no rádio e  na televisão, e abundantes gravações em CDs e DVDs. Em 1991 aconteceu um festival  de “rock evangélico”, organizado por um “apóstolo”, no Ginásio do Ibirapuera, em  São Paulo (SP), assistido por 30 mil pessoas. Alguns dos roqueiros já tinham vendido  mais de 100 mil elepês. Na época, existiam 150 bandas disputando o mercado. Surgiu,  em 1992, a cantora Fernanda Brum, o primeiro fenômeno da MPRB.  A indústria fonográfica transferiu seu foco de interesse para a música  vocal, para criar o “estrelismo” nos estilos sertanejo e religioso. Assim, foram forjados  os “pop-stars” (destaques em  popularidade): o cantor católico Marcelo Rossi e as  cantoras evangélicas Ana Paula Valadão, Aline Barros e Fernanda Brum.

Estima-se que a mercantilização fonográfica, somente com estes quatro  cantores, arrecadou, de 1995 a 2012, 450 milhões de reais. É surpreendente o fato:   nesse período, Ana Paula vendeu dez milhões de discos, Marcelo, oito milhões, Aline,  sete milhões, e Fernanda, cinco milhões. As cantoras tornaram-se pastoras; o padre  carismático descobriu sua vocação artística. Com suas vozes, é possível que estejam  ajudando financeiramente suas igrejas (Batista da Lagoinha, Evangélica da Zona Sul  e Missão “Portas Abertas”); o sacerdote construiu um grande templo. Aos 30 milhões  de discos, deve-se acrescentar os 3 milhões de álbuns do Marcelo (“Música para louvar o Senhor”) e os 2 milhões da Ana Paula (“Preciso de Ti”).

Essas “estrelas” gozam uma vida confortável, mas, pelos títulos de algumas canções (“Cura-me”, “Amarra-me”, “Liberta-me”, “Ressuscita-me”), sugerem que suas personagens estão atormentadas pela doença, rebeldia, dependência e  morte. Outrossim, observamos que as músicas enfatizam a intensidade sonora e as  letras não exigem reflexão sobre o discurso cantado.

Tendo dobrado a população protestante/evangélica, predominando os  pentecostais/neo-pentecostais, não fazia sentido o preconceito contra a nova corrente  religiosa e sua música. Por isso, a promessa da indústria fonográfica foi cumprida: as  cantoras do falso “gospel” foram recebidas de braços abertos pela mídia.

A Rede Globo de Televisão promoveu e transmitiu, em 2011 e 2012, o  Festival “Promessas”, atraindo milhares de pessoas. Um diretor da “Globo” declarou  que o Festival fazia parte da “programação de entretenimento da emissora”. O pr.Juanribe Pagliarin (Igreja “Paz e Vida”), parceiro do empreendimento, afirmou que “a  paixão dos Evangélicos é estar na Globo”. Logo em seguida, a “Globo” expandiu sua  estratégia mercadológica, fazendo reportagens sobre a ação social dos Evangélicos.

Não ficaremos surpresos se a “Globo” usar novelas de televisão e filmes  de cinema para difundir os bons costumes do povo evangélico.

Em 15 de dezembro de 2012 assistimos a segunda edição do Festival.

Aline Barros em sua canção pediu: “Ressuscita-me”. Ora, o salvo em  Cristo já ressuscitou (Colossenses 3: 1; Romanos 6: 1-11). Fazendo alusão à ressurreição de Lázaro (João 11: 38-44), o trecho “Remove a minha pedra” dá a entender  que Deus é quem tira a pedra dos problemas (cf. vv. 38 e 41).

Durante todo o tempo, a multidão pulava e cantava com os braços levantados; sem compromisso com as doutrinas de suas respectivas igrejas, é difícil  saber se o que os participantes da multidão cantava era a expressão de suas ideias  e sentimentos; qual foi a promessa da multidão atraída pelo festival da “Globo”?

(Publicado em “O Jornal Batista”, de 07 de abril de 2013, p.3).   

2018-02-21T17:12:51+00:00 By |Gravações|