No. 826 – Quarteto “Louvor dos Remidos”, de Goiânia (GO) – 07 ago 16

//No. 826 – Quarteto “Louvor dos Remidos”, de Goiânia (GO) – 07 ago 16

No. 826 – Quarteto “Louvor dos Remidos”, de Goiânia (GO) – 07 ago 16

Doc.JB MÚSICA – No. 826

Rolando de Nassau

Quarteto “Louvor dos Remidos”, de Goiânia (GO)

(Dedicado ao leitor José Orides da Silva, de Brasília, DF)

Simplicidade é grandeza com naturalidade” (Maria Loussa) 

Agraciado pelo nosso velho amigo Dr. Mário Lopes, recebemos de presente o CD que registra hinos tradicionais, extraídos do “Cantor Cristão” e do “Hinário para o Culto Cristão”, e interpretados pelo quarteto “Louvor dos Remidos”.

O quarteto é integrado pelos cantores Vagner Lopes (1º.tenor), Levi Xavier (2º.tenor), Elizeu Antônio (barítono) e Rosenval Xavier (baixo). Eles só se reuniram para realizar este disco e escolheram o nome do conjunto. Levi Xavier é o diretor musical.

Ao ouvir a primeira faixa do disco, desde logo percebemos tratar-se de um conjunto que canta com afinação perfeita e que possui potência devidamente ajustada, além da desejável coordenação, que é a habilidade de cada integrante ouvir a sua emissão vocal e a dos outros três membros do quarteto.

Em agosto de 2004, 2005 e 2006, em novembro de 2007, 2008 e 2009, escrevemos artigos sobre um encontro de quartetos masculinos que, desde 2003, se realizava em Brasília.

Nesses artigos, assinalamos que quase todos os quartetos participantes tinham os seguintes defeitos comuns: A utilização de instrumentos musicais; o canto de um quarteto vocal, para ser devidamente apreciado, vale como ele canta; deve cantar “a cappella”;

  1. O uso de “play-back” é um recurso enganoso;
  2. A tolerância com os altos níveis de volume sonoro; A execução de música-de-concerto, ao invés de música-de-culto;
  3. A imitação de conjuntos vocais estrangeiros (“Gaither Band”, “The Cathedrals” e “King’s Quartet”);
  4. O aproveitamento de peças do “gospel rock” (roque santeiro)  e do “country gospel” (sertanejo santeiro);
  5. A discriminação interna de dar destaque a solistas;
  6. O propósito performático dos cantores. O quarteto que não confia em seus recursos vocais convida instrumentistas para acompanha-los; isto serve  para encobrir os defeitos de afinação e coordenação.

Quando não encontra instrumentistas confiáveis (competentes na execução musical e responsáveis no cumprimen to de suas tarefas de acordo com o calendário), então o quarteto prefere usar “play-back” como fundo musical. E fica atrelado a esse dispositivo eletrônico.

Certos quartetos não dispõem de um técnico ou engenheiro de som, ou de um estúdio para os ensaios, por isso to- leram as distorções no som natural emitido ou gravado eletronicamente.

Os quartetos desorientados gravam e cantam música apropriada a um concerto, mas não ao culto.  Eles deveriam, a partir de agora, cantar somente na sua igreja, nos cultos e nas reuniões; seriam considerados levitas a serviço do culto divino.

Cremos que a finalidade de um encontro é incentivar a criação de quartetos masculinos para cantar nas suas igrejas lo- cais, não para competir no mercado musical.

Por música-de-culto queremos dizer música que é destinada ao culto congregacional. Se fôssemos católicos, diríamos música litúrgica. Podemos encontra-la nos hinários denominacionais (para isso foi produzida e publicada); com absoluta idoneidade, como veremos adiante, Levi Xavier soube seleciona-la.

Os prezados ministros de música podem usar o CD nos momentos anteriores e posteriores do culto porque a origem dos hinos é singularmente pura.

Os conjuntos desviados de seus ideais de origem, a- gora guiados por motivos pragmáticos, entram no mercado musical à procura do caminho do sucesso imediato e garantido,  repetindo os trejeitos de conjuntos famosos e as peças musicais na moda.

É um dever ético do dirigente do conjunto vocal não dar destaque a um determinado cantor, de acordo com o princípio da simplicidade.

Por sua vez, os cantores não devem assumir atitudes de liderança no canto e na postura; a apresentação do conjunto, além de participar do culto, é para exibir os dotes vocais dos cantores, e não as suas peculiaridades histriônicas.

Levi Xavier escolheu e arranjou os 15 hinos do CC e do HCC que seriam gravados no disco. Destacamos os sete que permanecem com repercussão na hinodia internacional: “A Deus demos glória com grande fervor”, de J.Jones (CC-15 e “The Baptist Hymnal”-4);

2) “Eu, perdido pecador, longe do meu Jesus”, de S.L.Ginsburg (CC-46 e “Baptist Hymnal”-462);

3) “Só por Jesus, é que nós somos salvos”, de S.E.McNair (CC-192 e BH-142);

4) “Não sei por que de Deus o amor a mim se re- velou”, de J.H.Nelson (CC-377 e BH-344);             5) “Deus dos antigos, cuja forte mão rege e sustém os astros da amplidão”, de João Wilson Faustini (HCC-34 e TBH- 629);

6) “Nome que inspira o meu louvor”, de Edile Corrêa de Oliveira Cavalcante (HCC-177 e TBH-217);

7) “Santo, santo, Pai bondoso”, hino contemporâneo (1972)(HCC-4).

Também constaram do disco outros oito hinos, elaborados por pioneiros evangélicos no Brasil: CC-142, 195, 296, 330, 367, 385, 490 e 520.

Recomendamos, com entusiasmo, o CD do quarteto “Louvor dos Remidos”.

Brasília, DF, em 15 de maio de 2016. Rolando de Nassau

2018-02-21T17:55:11+00:00 By |Gravações|